domingo, 14 de julho de 2019

Cadela no Cio: O que é ? O que acontece ? O que fazer ?

Quem possui fêmeas em casa deve saber que o período do cio canino requer atenção e cuidados especiais. Nestes dias, a cadela pode apresentar comportamento diferente, além de exigir uma vigia ainda mais cuidadosa. Mas, você sabe o que é o cio e por que ele acontece?

Quando falamos sobre uma cadela no cio, muitas pessoas ficam cheias de dúvidas sobre o assunto, sobre o que isso significa e como funciona.

O que é o cio canino?

 

O cio canino pode ser comparado com a menstruação feminina, ainda que possuam características muito distintas. Porém, são dias em que as fêmeas entram em seu ciclo sexual de reprodução. Ou seja, é durante o cio que as cadelas ficam grávidas.

O cio canino pode trazer diversas mudanças no comportamento da cadela, deixando-a mais carinhosa, agitada, defensiva ou agressiva.

O cio é o nome popular das duas primeiras fases (proestro e estro) do ciclo estral da cadela. Esse é o nome do ciclo reprodutivo da maioria dos mamíferos, exceto os grandes primatas e o ser humano que tem ciclo menstrual.

Vale a pena lembrar que esse ciclo só ocorre com o sexo feminino (fêmeas) e abaixo explicarei que o “cio” não é somente as fases conhecidas popularmente pelo sangramento vaginal e a aceitação da cópula (cruza).
 
Esse período é divido em três etapas, que resultam em diferentes características. Lembrando que não é durante o período inteiro do cio que a cadela pode engravidar.

 1º Fase

  • Proestro
A primeira fase do cio é caracterizada pelo inchaço da vulva e pode durar de 3 a 17 dias. É durante esse período que se confunde o cio canino, ou proestro, com menstruação, já que esse inchaço pode apresentar um aspecto sanguinolento.

Caso note manchas de sangue nesse período, não se preocupe, pois o fluxo do cio canino é bem menor que o humano. Existem ‘calcinhas absorventes’ feitas para pets, mas dependendo da situação e do que ela pode sujar, não se torna nenhuma grande necessidade.

Nesta fase, os machos são expelidos.

2° Fase

  • Estro
É nesta etapa que a cadela se encontra fértil e aberta à copulação com o macho.

As mudanças de comportamento acontecem mais por esse período. Ela pode se tornar mais carinhosa, agitada ou inquieta. É comum que ela queira sair mais de casa, urinando mais que o normal. É uma forma para espalhar os feromonas para atrair mais machos.

O período de duração é semelhante ao anterior, variando de 3 a 17 dias.

3º Fase

  • Diestro
Essa fase acontece depois e o período dura em torno de 70 dias. Esse tempo pode variar caso a cadela engravide. A fêmea não aceita os machos nesse período e estabiliza o seu comportamento.

Quando e por que a cadela entra no cio? Qual o comportamento de uma cadela no cio?

 

A cadela entra no cio, pois como foi explicado acima, esse é o período em que ela começa o seu ciclo reprodutivo para que possa procriar.

Nessa fase podemos perceber algumas mudanças no comportamento da fêmea e mudanças fisiológicas também como:
  • Aumento da vulva (edema)
  • A cadela pode ficar mais agressiva e agitada
  • A cadela pode ficar mais dorminhoca e apática
  • Na maioria das vezes ocorre o sangramento vaginal
  • Pode acontecer a diminuição do apetite
  • Na época de ovulação, a cadela procura o macho e fica receptiva a cópula (cruza), a cadela ergue a cauda e fica em posição para receber o macho
Se você reparar quaisquer mudanças desse tipo, fique tranquila(o). Não há motivos para se preocupar.
Esse é um processo que toda cadela no cio vai precisar passar. Faz parte da vida delas.

Quando ocorre o primeiro cio da cadela? Qual o tempo de duração do cio e de sangramento? Isso acontece quantas vezes ao ano?

 

O primeiro cio da cadela ocorre em torno dos 6 meses de idade da fêmea.

O cio da cadela indica que ela está madura sexualmente para procriar, sendo que algumas cadelas podem entrar no cio com menos ou mais de 6 meses.

Normalmente o ciclo estral completo dura 6 meses, portanto ele ocorrerá 2 vezes ao ano.

Porém o período de sangramento (proestro) pode durar de 2 a 15 dias, numa média de 9 dias.

Cadelas no cio podem ser castradas? Cadela castradas entram no cio?

Sim. Cadelas no cio podem ser castradas no cio, desde que esteja bem de saúde.

Isso será comprovado a partir do exame clínico e laboratorial feito por um médico veterinário de sua confiança.

Mas é evitado o procedimento nesse período, pois existe um risco maior de morte da cadela.

Como o seu sistema reprodutor está se preparando para uma possível gravidez, o sistema vascular do sistema fica mais sensível e dilatado, e assim as chances de hemorragias são maiores.

Por isso, é preferido esperar essas duas primeiras fases (proestro e estro) passarem, para que seja feita a cirurgia de castração com mais segurança.

Cadelas castradas entram no cio?

Teoricamente não entram no cio, mas pode ocorrer, devido a alguma dificuldade do médico veterinário cirurgião, em retirar totalmente os ovários da cadela, o que chamamos de síndrome do ovário remanescente (link).

Esses resquícios que sobram podem fazer todo o ciclo normalmente, mas a cadela não tem mais útero, e a mesma não engravida.

Isso acontece na maioria das vezes em cadelas obesas e/ou muito grandes, onde o acesso e visualização do ovário é difícil.

E devido ao acúmulo de gordura no local, deixando o tecido mais friável (sensível).

 

Minha cadela entrou no cio, o que fazer?

 

Independente se você quer ou não que sua cadela engravide, sempre é indicado que procure um médico veterinário de sua confiança para te dar a orientação cabível para a sua escolha.

Se você quer que a sua cadela no cio engravide, saiba que ela terá que ter os mesmo cuidados pré-natal que uma mulher, com exames para ver seu estado geral, acompanhar a gravidez da cadela, etc.

Só o médico veterinário através de exames específicos, saberá o melhor dia para que ocorra a cópula (cruza), e daí pra frente, acompanhar até o nascimento dos filhotes.

Agora, se você não quer que a sua cadela engravide, a melhor solução é a castração.
E de novo o médico veterinário entra em ação.

Ao examinar seu animal, ele te aconselhará a melhor hora pra se fazer o procedimento de castração.
Caso esse procedimento não seja realizado no período indicado, será necessário que você tome todos os cuidados para que sua cadela não entre em contato com nenhum cão macho, independentemente do tamanho e idade dele.

Exceto os filhotes que ainda não amadureceram sexualmente.

Usar remédios para evitar o cio é benéfico?


O uso de anticoncepcionais em cadelas, conhecidos como vacinas anti-cio, são extremamente maléficas para o organismo da cadela.
 
O uso desses medicamentos na maiorias das vezes causam doenças reprodutivas nas cadelas. no cio.

 
Algumas das patologias que podem ser causadas:
  • Piometra (Infecção uterina com acúmulo de pus em seu interior)
  • Câncer de mama (Tumores mamários que na sua maioria são malignos)
  • Morte dos filhotes ainda dentro do útero
  • Morte dos filhotes logo após o nascimento
  • Filhotes com deformações
  • Parto distócicos (Como essas medicações não são 100% eficazes e ainda o tutor pode ter aplicado fora da fase indicada, a cadela pode ainda sim entrar no cio e engravidar, e devido a presença da medicação no seu organismo, o parto pode ser difícil, e, em alguns casos, seja necessária a intervenção cirúrgica {cesárea} pelo médico veterinário).
Resumindo, esse tipo de medicação é extremamente perigosa para sua cadela no cio.

Infelizmente ela pode ser encontrada em muitos lugares que vendem medicamentos e produtos para animais (pet shop, agropecuária, etc..) e por pessoas leigas, que não tem noção do problema que a medicação pode causar.

 A classe veterinária é totalmente contra o uso dessa “vacina”. 

Sempre é indicado a castração como o melhor e mais seguro método contraceptivo.

Procure sempre a orientação de um médico veterinário de sua confiança antes de tomar qualquer decisão que pode por a vida da sua cadelinha em risco.

Algumas Curiosidades sobre a Cadela no Cio

  •  Cadela no cio tem cólica ? - Pode acontecer da cadela ter um desconforto abdominal nessa fase, mas é improvável que essa “cólica” tenha a mesma intensidade que a cólica menstrual.
  • Como acalmar uma cadela no Cio -
    O amor e carinho do tutor será sempre o melhor calmante, mas nada impede que se gaste a energia do seu animalzinho brincando com ela, e até levando pra passear.
    Desde que a leve num local tranquilo, que não tenha machos por perto, pois senão o passeio se tornará um tormento.
  • Cacela com corrimento após o cio, o que fazer ? -
    Levar imediatamente ao médico veterinário, pois pode ser sinal de infecção, e só esse profissional poderá ajudar.
    É aconselhável por calcinha/absorvente em cadela no cio?
    Se o sangramento for muito intenso e for pra evitar que suje a casa, a cama, etc, não há problema em usar, desde que o animal não fique incomodado com o uso. 

 Conclusão


Aqui nesse artigo foi explicado de forma resumida, como funciona o ciclo reprodutivo da cadela.

É sempre bom que o tutor tenha conhecimento de como é o funcionamento fisiológico do seu animalzinho, pois será mais fácil perceber quando existe algo errado.

Mas lembrem-se que isso tem origem informativa. O objetivo do site é conscientizar e informar e nunca substituir o auxílio médico.

Em hipótese nenhuma! 🙂

Ainda existem muitos mais detalhes além desses, e só o médico veterinário de sua confiança sabe e pode te orientar da forma correta.

Para se tornar um criador de cães de raça por exemplo, exige-se muito mais conhecimento e cuidados.

Criatórios registrados e éticos, sempre tem um médico veterinário responsável monitorando para que esses animais sejam bem tratados e saudáveis e seus filhotes também.

Existem muitos criatórios no Brasil e no mundo em que esses animais servem para reprodução, mas não deixam de ser de estimação.

São animais queridos por seus tutores e os filhotes que serão vendidos, passam por todo um processo de cuidados intensivos, para chegarem saudáveis até você.

Se a sua intenção não é ter um criatório profissional e ético, a melhor escolha é a castração da sua cadelinha, para que ela tenha uma vida longa e saudável, com todos os cuidados necessários que esse peludo merece.

É devido a irresponsabilidade de muitas pessoas, que acham que é fácil por sua cadelinha pra cruzar e ganhar rios de dinheiro com os filhotes, que os animais vivem em condições precárias.

Mas não é bem assim que acontece na prática! 


Essas mesmas pessoas, não fazem acompanhamento médico com essa cadela, a mesma pode não conseguir parir sozinha e em uma cesárea de emergência perder seus filhotes e até a vida.

Quando os filhotes sobrevivem, não são tomado os cuidados necessários com eles, como administração de vermífugos e vacinas, boa alimentação etc.

E, depois de vendidos esses filhotes,  podem ficar doentes e muitos acabam morrendo. Fora os casos de abandono que existem, devido as pessoas acharem que é muito caro cuidar de um animal.

Nosso país passa por uma situação alarmante e muito triste de abandono de animais, tanto cães, quanto gatos.

Por isso seja responsável, respeite a vida, cuide e castre seu animal pra evitar que mais inocentes morram ou sejam abandonados nas ruas.

A vida da sua cadela no cio não é brincadeira! Cuide e trate-a sempre da melhor forma possível.
Atenção, Tutor!
Por mais bem escrita e detalhada que a matéria venha a ser, ela não substitui uma consulta ao seu veterinário de confiança.

Se gostou Compartilha !! Se tiver alguma dúvida ou sugestão entra em contato !

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário