quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Homeopatia para animais

Assim como outras ciências, a medicina veterinária está sempre evoluindo para trazer o melhor para nossos amigos. A homeopatia para cães é uma das técnicas de medicina complementar que promete melhorar a qualidade de vida dos pets! 

A homeopatia é cada vez mais utilizada no campo da veterinária, com a boa promessa de equilibrar o organismo animal, estimulando as defesas do bicho para ajudar na prevenção e na cura de doenças.

É uma terapia completamente natural que está em alta, também no mundo animal, uma vez que se verificaram benefícios homeopáticos em diferentes espécies.

De maneira natural e não invasiva, essa terapia vem despertando a atenção de tutores que buscam o melhor para seus filhos de quatro patas. Para aproveitar esse tratamento, porém, é fundamental saber como ele funciona.

O que á homeopatia 


A homeopatia é uma terapia natural que trata cada ser vivo de maneira individual. Parte do princípio que um organismo não é um conjunto de partes separadas, mas sim um todo, animado por uma força vital que garante um bom estado de saúde quando está equilibrada.

Quando esta força é perturbada, o organismo fica desprotegido perante a doença e provoca o aparecimento de uma patologia. O conceito pode parecer muito abstrato, mas a ideia de uma energia ou força vital que anima o organismo também é aplicada em outras correntes como a medicina tradicional chinesa ou a acupuntura.

  Use uma seringa sem agulha para aplicar o medicamento homeopático
Foto: Dreamstime

Quem já ofereceu homeopatia a seu gato ou cachorro garante: se as gotinhas caem na língua ao sinal dos primeiros latidos ou miados de aflição, ou seja, logo que alguma doença aparece, a resposta pode ser bem surpreendente. Os remédios dessa corrente medicinal – veterinária, inclusive – são capazes de aliviar depressa aqueles sintomas que surgem de uma hora para outra, reforçando o organismo para enfrentar diversos males.

O princípio básico da homeopatia é preparar o corpo para reagir contra diversas encrencas lançando mão de substâncias semelhantes, isto é, substâncias que produzem sintomas iguais aos da doença que precisa ser combatida ou que se quer evitar. Muitas vezes, o veterinário não dá a homeopatia sozinha – prefere associá-la aos conhecidos medicamentos alopáticos, por exemplo, no caso de uma infecção urinária, quando não se pretende perder nenhum tempo. Então, os antibióticos irão arrasar as bactérias que estão atacando o trato urinário, enquanto as gotas homeopáticas cuidarão de melhorar a capacidade de o próprio corpo contra-atacar esses micróbios.

“A homeopatia tem a função de equilibrar o organismo como um todo, e não só atacar a causa de um mal”, explica a veterinária Regina Mota, de São Paulo. Portanto, não só resolve o problema em questão como dá força extra para prevenir recaídas e outras más surpresas. “O melhor é que as fórmulas da homeopatia produzem pouco ou nenhum efeito colateral”, assegura Regina.

Em sua composição pode entrar de tudo um pouco: plantas como calêndula, arnica e tuia, minerais como ouro, prata e cobre, e alguns ingredientes exóticos, como veneno de cobra – tudo diluído em água e álcool. Aliás, tão diluído que não se encontra resquício dessas matérias-primas no líquido. Mas, os homepatas garantem, sua vibração energética continua por lá.

Na hora de aplicar o medicamento, se é difícil manter o bicho com a boca aberta para pingar a quantidade exata de gotinhas, basta usar uma seringa sem agulha e injetar o conteúdo lá dentro.
 

Onde é mais eficaz


Aqui está a lista de problemas veterinários nos quais a homeopatia apresenta bons resultados sozinha ou, de acordo com a avaliação especializada, combinada com as drogas alopáticas.

· Dermatite
· Epilepsia
· Artrite ou artrose
· Otites
· Gastroenterites
· Problemas de coluna
· Cistites frequentes
· Gravidez psicológica
· Rinites alérgicas
· Doenças comportamentais que envolvem ansiedade, automutilação ou hiperatividade
 

Como a homeopatia funciona 


Quando se aplica homeopatia, o mais importante é tratar o animal doente, não a doença.

Isto quer dizer que se dá uma importância especial aos sintomas do animal e aos comportamentos que nos permitem perceber como ele experiencia esses determinados sintomas. Este passo é imprescindível para tratar de uma forma verdadeiramente individualizada.

Uma vez que o veterinário homeopata identifique o remédio, o tratamento pode começar a ser aplicado e o efeito é, geralmente, bastante rápido. Quando falamos de homeopatia para animais devemos ter em conta que os remédios utilizados são completamente inofensivos.
 São remédios obtidos a partir de origens minerais, animais ou vegetais que são diluídos até atingirem concentrações mínimas, onde a substância utilizada já não possui qualquer tipo de toxicidade. Dessa forma, não acarreta qualquer tipo de efeito secundário.

A homeopatia atua sobre a força vital, equilibrando as perturbações que provocam a doença e restaurando o estado de saúde.

Em que animais se pode utilizar a homeopatia? 


O mais convencional é aplicar a homeopatia nos pets mais próximos como os cachorros e os gatos. Contudo, a aplicação da homeopatia é eficaz em qualquer animal ou organismo sensível.

Na verdade, a homeopatia atua melhor em animais do que em pessoas, uma vez que são mais sensíveis aos efeitos que os remédios provocam. Por esse motivo, a aplicação da homeopatia não se limita aos animais domésticos e também atua de forma eficaz em cavalos e outros animais como vacas ou coelhos.

Existem determinados tratamentos sintomáticos que se podem aplicar em casa. No entanto, é recomendado que recorre a um veterinário homeopata para aplicar resultados ótimos.

Homeopatia para cães


A homeopatia veterinária segue os mesmos princípios, sendo oferecidas ao animal algumas substâncias específicas, diluídas em água ou misturadas ao açúcar.  Um exemplo é a homeopatia para cães estressados, que pode ser muito benéfica, pois o tratamento visa tratar o organismo como um todo. 

Muitos veterinários receitam essa terapia para problemas comportamentais ou doenças crônicas. Alguns exemplos de uso com indicação são a homeopatia para tosse de cachorro, homeopatia para insuficiência renal em cães, e outros tipos de doenças e comportamentos não saudáveis. 

A médica-veterinária da Petz, Dra. Suelen Silva, explica que a homeopatia veterinária é uma boa opção para tratamentos a longo prazo, e lembra que, no Brasil, a homeopatia é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. 

Benefícios da homeopatia para cães


Nem todo mundo é fã da homeopatia. A forma de concepção e ação das substâncias é diferente da medicina alopática, o que pode causar estranheza para alguns tutores. No entanto, a homeopatia para cães é um tratamento indicado por muitos especialistas, pois possui diversos pontos positivos. 

Entre as principais qualidades da técnica, podemos citar:

É natural: diferente de outros tipos de remédios, a homeopatia utiliza princípios naturais encontrados em plantas e minerais;

  • Não é invasiva: basta tomar alguns comprimidos ou gotas durante o dia e pronto! Sem necessidade de agulhas, bisturis ou internação; 
  • Não tem contraindicações: a homeopatia não causa alergias, pode ser aplicada junto com outras terapias e não possui contraindicações,
  • É acessível: é bem fácil encontrar remédios homeopáticos. Basta buscar uma loja especializada e bem equipada, como a Petz! 
Viu como a homeopatia para cães pode ser uma ótima ideia? Mas nada de correr para a loja mais próxima buscando um remédio para seu cãozinho! Assim como qualquer outra terapia, e homeopatia não deve ser oferecida sem a recomendação de um veterinário. 

Remédio é coisa séria


Como é um tratamento complementar e natural, muitos acreditam que a homeopatia pode ser dada sem indicação de um veterinário. Mas isso não é verdade! Apesar de não possuir contraindicações, especialistas lembram que nenhum remédio deve ser administrado sem acompanhamento. 

Ao perceber que seu filho de quatro patas precisa de ajuda, o primeiro passo é buscar um médico-veterinário que possa realizar um diagnóstico preciso e verificar a origem do problema. Quando oferecemos um remédio sem receita, corremos o risco de mascarar sintomas ou ignorar um problema grave. 

“Apenas o homeopata pode determinar o tratamento correto”, explica a Dra. Suelen. De acordo com a especialista, o médico irá analisar diversas condições do cachorro, desde sinais clínicos até estados emocionais. A partir daí, poderá receitar o remédio que trate o problema de uma maneira completa. 

Por exemplo, se desejar começar um tratamento homeopático para câncer em cães, um caso mais sério, busque uma clínica veterinária de sua confiança. Converse com o veterinário, pois apenas ele poderá verificar se ela pode ajudar e receitar o remédio mais indicado. 

Se gostou compartilha ! 
Se ficou alguma dúvida ou se tem alguma sugestão me envia !

Nenhum comentário:

Postar um comentário