domingo, 17 de maio de 2015

Extinguir a existência do BURRO TÁXI do evento Mossoró Cidade Junina



ASSINE O ABAIXO ASSINADO CLICANDO AQUI


O Mossoró cidade Junina é um evento cultural que envolve tradição, diversão e milhares de pessoas. Seria motivo de orgulho pleno para nossa cidade e estado, uma vez que várias pessoas de outros municípios e até países já vieram prestigiar o evento, mas infelizmente os organizadores do evento insistem em “enriquecê-lo” com uma atração chamada “ BURRO TÁXI”.


O “burro táxi” consiste em carroças de tração animal, puxadas por Burros, Jumentos e Cavalos, para deslocar os participantes da festa entre seus diversos sub-eventos. O que seria um resgate à tradição rural de transitar em carroças, termina se tornando uma ação de mau-trato animal, uma vez que:

1) os horários inadequados (longas jornadas ou jornadas em horários de descanso do animal);
2) as carroças, muito enfeitadas, sem o dimensionamento adequado em termos de volume e peso;
3) sem gestão sobre o número de passageiros, sua segurança (crianças podem e usam o “serviço”, por exemplo) e seu comportamento (numa festa pode-se entender que pessoas sob-efeito de álcool podem cometer ações nocivas aos animais) que vai da dança sobre a carroça até a tentativa de conduzir o veículo por conta própria;
4) expostos a musicas e som além do natural, posto que algumas carroças possuem até sistema de som, além dos Trios Elétricos e palcos com shows;
5) estresse por transitar entre carros, pessoas estranhas e especialmente fogos de artifícios (comuns nas festas juninas).



Pode-se ainda destacar que: não há informações de que estes animais estejam submetidos à vistoria prévia e pós-evento, para atestar sua saúde e as consequências do evento; os organizadores do evento não demonstram preocupação com registro da atividade e dos animais junto aos órgãos de fiscalização de Saúde animal ou humana, não portando, por exemplo, as Guias de Trânsito de Animal; não há registro de exames para zoonoses como mormo, brucelose, ...; não há resultados de exames atestando a sua saúde; não há registro de vacinação contra doenças infecciosas e zoonoses, muito menos veterinários ou alguma fiscalização acompanhando os animais durante o evento.


Por tudo isto, solicitamos à Prefeitura Municipal de Mossoró, como promotora do evento, que não inclua entre as atrações o chamado “Burro Táxi”, que não melhora em nada o mesmo, além de promover maus tratos contra os animais utilizados.

Contamos com a participação de todos em assinar o abaixo assinado para mudar essa situação.

Assine o abaixo assinado clicando AQUI:

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Polícia apreende dezenas de cacatuas em garrafas pet de água





Dezenas de cacatuas de crista amarela, espécie ameaçada de extinção, foram encontradas dentro de garrafas pet de água em Surabaya, na Indonésia. Os animais, semelhantes ao papagaio, estavam sendo traficados para fora do país.

As aves apreendidas foram libertadas das garrafas pet, examinadas e depois colocadas para voar em uma mata. Na Ásia e no Oriente Médio, principalmente, o tráfico de aves exóticas movimenta milhões de dólares todos os anos.

De acordo com especialistas, apenas 7 mil cacatuas, estima-se, vivem livres na região. Com crista móvel e plumagem em cores simples, elas são encontradas apenas na Oceania e em pequenas ilhas do Pacífico e, por isso, são muito raras.